PaperTab – Conheça o Computador de Papel
Para os desenvolvedores da ideia, o foco por trás da novidade é emular a sensação de manusear múltiplas folhas de papel – isso permitira dar mais agilidade ao processo de trabalho, já que não é preciso ficar lidando com gerenciadores de tarefas para fechar os aplicativos.
“Usar várias Paper Tabs torna muito mais fácil trabalhar com múltiplos documentos”, disse Roel Vertegaal, Diretor do Laboratório de Mídias Humanas da Queen’s Lab.
“Em um prazo que vai de cinco a dez anos, a maior parte dos computadores, incluindo os ultrabooks e os tablets, vai ter aparência igual à de folhas de papel colorido impresso”, afirmou.
“Os displays plásticos flexíveis representam uma transformação completa em termos de interação com um produto. Eles permitem uma interação humana natural com papel eletrônico, se mostrando mais leves, finos e robustos quando comparados aos displays-padrão feitos de vidro”, disse Indro Mukerjee, CEO da Plastic Logic.
“Esse é somente um exemplo dos designs inovadores que se tornam possíveis por causa das telas flexíveis”, disse.
Conforme os responsáveis, as PaperTabs são resistentes em comparação com outros gadget disponíveis no mercado – são mais duráveis, flexíveis e torna possível jogar as folhas digitais em qualquer canto da casa ou mesmo no bolso.
Projeto em Fase Inicial
Apesar de a ideia ser promissora para o mercado da tecnologia, o projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento.
A versão é feita com 10 displays flexíveis de alta resolução com 10,7 polegadas equipados com um processador Intel Core i5 de segunda geração.
Na teoria, não haveria limite para o número de display que podem ser empregados, contanto que o processador utilizado se mostrasse capaz de lidar com as múltiplas tarefas requeridas.
“Estamos explorando ativamente experiência de usuário disruptivas”, diz Ryan Brotman, pesquisador da Intel.
“O projeto PaperTab desenvolvido pelo Laboratório de Mídias Humanas, demonstra inovações interativas combinadas aos processadores Core que têm potencial de deleitar usuários de tablete no futuro”, diz.
Até o momento, não existem qualquer precisão de quando o novo produto deve chegar aos consumidores finais – assim, a falta de demanda e de plantas de fabricação adequadas deve fazer com a novidade surja em breve.
A Criação e as Criaturas
O produto foi desenvolvido pela Plastic Logic e criado em parceria com a Intel e a Queen’s University – o dispositivo é feito com poder computacional de um desktop tradicional em uma superfície fina como uma folha de papel.
Para a Plastic Logic, mesmo que ainda esteja em testes, o protótipo tem uma versatilidade impressionante – e quando se aplica técnicas de fabricação, a empresa torna-se capaz de produzir painéis dos mais variados tamanhos.
Para enviar uma fotografia, por exemplo, basta tocar a superfície em que a imagem selecionada está aberta e em seguida selecionar o display em que um cliente de e-mails é executado.
Assim, para enviar o arquivo, bastaria dobrar ligeiramente o canto superior da tele correspondente.
Outro ponto de destaque é o fato de que cada um de seus displays registra naturalmente sua posição em relação às demais telas e ao usuário.
Font: https://www.celuloseonline.com.br/papertab-conheca-o-computador-de-papel/