Betaray coleta energia do sol, lua e até em céu nublado.
Inhabitat apresentou o Rawlemon, um projeto que coleta energia solar e promete trazer uma reviravolta para o mundo da geração de energia. O dispositivo coleta energia da luz solar (e também da lua) por uma esfera gigante sendo cerca de 35% mais eficiente que os projetos tradicionais fotovoltaicos.
Depois do entusiasmo em anunciar o primeiro projeto, os cientistas da Inhabitat lançaram uma versão aprimorada do Rawlemon, desta vez chamado Betaray.
Betaray coleta energia de forma mais eficiente do que painéis fotovoltaicos
André Broessel, um dos pesquisadores, disse que o novo protótipo foi desenvolvido no laboratório alemão Zentrum für Sonnenenergie-und Wasserstoff-Forschung Baden-Württemberg e os resultados são mais do que otimistas.
O Betaray consegue colher 70% mais energia do que os painéis fotovoltaicos usando o controle de eixo duplo. A esfera pode ser usada para colher luz solar para energia elétrica ou energia térmica e pode ser totalmente integrada nas paredes ou tetos de um prédio sem sofrer nenhum impacto climático. Basicamente é uma bola de cristal grande, que garante pelo menos 99% de transparência.
A esfera foi finalista no Prêmio World Technology Network 2013, o que deu a motivação da equipe Rawlemon para manter as pesquisas, e agora eles produziram uma segunda edição, o Betaray, que é ainda mais polido do que o último projeto.
O Betaray pode aproveitar a energia solar a partir do sol, lua, ou mesmo do céu cinzento em um dia nublado, enquanto os coletores fotovoltaicos convencionais precisa de quatro vezes mais luz antes de começar a produzir energia.
Fonte: http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/betaray-coleta-energia-do-sol-lua/